Lula e Bolsonaro voltam à propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno

Gabriel Marques

Lula e Bolsonaro voltam à propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno
A propaganda eleitoral gratuita voltou nesta sexta-feira para o rádio e TV, para a exibição dos programas dos candidatos à Presidência, e para os Estados onde haverá segundo turno para governador. Neste retorno, os candidatos terão cinco minutos cada para exibir suas propostas e tentar alcançar novos eleitores. Por sorteio, a nível nacional, o candidato Lula (PT) tem o vídeo exibido antes de Jair Bolsonaro (PL).

Confira o que disseram os candidatos à presidência

Lula (PT)

O programa exibido pela campanha de Lula (PT) ressaltou a vitória no primeiro turno com mais de 57 milhões de votos,  e as falhas do governo Bolsonaro que serão sanadas pelo petista, caso eleito. Lula também relembrou momentos em que foi presidente, como o crescimento econômico do país: “Garanto que vamos voltar a gerar empregos, fortalecer o salário mínimo e renegociar a dívida das famílias, apoiar o empreendedorismo e proteger o nosso meio ambiente”, disse Lula.

Uma estratégia usada pelo candidato foi tentar se aproximar do eleitorado evangélico. Lula disse que sempre respeitou as famílias e que sancionou a Lei de Liberdade Religiosa, a criação do Dia do Evangélico e a Marcha para Jesus. 

Os apoios recebidos também ganharam destaque. Simone Tebet (MDB), PDT, do candidato Ciro Gomes, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram alguns dos nomes mencionados no programa e que estarão ao lado de Lula neste segundo turno. O governador reeleito no Pará, Helder Barbalho (MDB), o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, Henrique Meirelles e Marina Silva também foram veiculados como aliados

Vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB) disse que “precisamos nos unir acima das diferenças”.

Por fim, o programa focou na história de vida de Bolsonaro, chamando-o de mau militar, e mau parlamentar, tendo aprovado apenas dois projetos em 26 anos, além de dizer que Bolsonaro foi “um desastre na economia, e desumano na pandemia”.

Jair Bolsonaro (PL)

A primeira exibição da candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no horário político se preocupou, primeiramente, em dizer que o partido elegeu o maior número de candidatos na câmara e no Senado, e diante desta situação, “se a gente quer um governo de paz e harmonia para o Brasil, não dá para ter um presidente de um lado e o congresso do outro”, disse o locutor do programa. Na sequência, Bolsonaro complementou que: “as eleições na Câmara e Senado sinalizam para o Brasil que estamos no caminho da paz, da ordem e do progresso. Essa bancada, mais afinada comigo, que defendo os seus interesses, é a certeza de projetos passando com mais facilidade para atender todos os brasileiros“.

Entre os apoios recebidos estão os governadores reeleitos Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Júnior (PSD-PR), além de Tarcísio (Republicanos-SP), que disputa o segundo turno contra Fernando Haddad (PT-SP), em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Ainda foi tema do programa exibido a expressão de que “a mamata acabou”, numa clara alusão aos esquemas de corrupção investigados nos governos petistas. Algumas das propostas exibidas são a entrega de títulos de terras aos assentados, aumentar o crédito a “quem quer produzir e crescer”,  R$ 1 trilhões destinado para obras em todo o país, 6 milhões de novos empregos, e a criação de creches noturnas, para dar tranquilidade às mães. 

Governo do Estado

Por conta de um acordo entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), os candidatos só vão começar a participar da programação eleitoral no rádio e na TV a partir de quinta-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Formigueiro chega aos seus 59 anos Anterior

Formigueiro chega aos seus 59 anos

13ª Região Tradicionalista promove rodeio infantil neste final de semana em Santa Maria Próximo

13ª Região Tradicionalista promove rodeio infantil neste final de semana em Santa Maria

Geral